Mensagem do Presidente

No espaço outrora povoado pelas trilobites - seres vivos muito mais antigos que os dinossauros, o Município de Valongo localiza-se atualmente num território com vistas para o mar e que é a principal porta de entrada no Parque das Serras do Porto uma autêntica infraestrutura verde, que além de permitir a fruição deste património natural, cultural e paisagístico, dará um importante contributo para o sequestro de carbono.

Além das Serras de Santa Justa e Pias que integram juntamente com as serras de Paredes e de Gondomar o Parque das Serras do Porto, o rico e diversificado Bilhete de Identidade de Valongo inclui a centenária tradição do Biscoito e da Regueifa, a arte do Brinquedo Tradicional Português, a espetacular tradição da Festa das Bugiadas e Mouriscadas, a Ardósia e impressionantes Monumentos Religiosos.

Estas são as principais logomarcas deste concelho com 75 quilómetros quadrados nascido há mais de 180 anos, que inclui as vilas de Campo e Sobrado e nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo, onde convivem cerca de 100.000 habitantes. Sendo o capital humano a maior riqueza do Município, a nossa aposta incide sobretudo numa Educação de Qualidade para todos. Além do necessário investimento nos edifícios escolares, estamos a promover um conjunto alargado de iniciativas inovadoras envolvendo a comunidade, destacando-se o Projeto «MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo», elaborado pelo Município de Valongo em parceria com os Agrupamentos de Escolas e as Associações de Pais do Concelho de Valongo.

Vamos implementar este plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar até ao ano 2020, implicando um investimento de meio milhão de euros e uma intervenção multidisciplinar na raiz dos problemas, por exemplo através da promoção da leitura na fase inicial de aprendizagem.

O nosso Projeto Educativo Municipal (PEM) proporciona ainda a milhares de crianças e jovens um vasto leque de atividades ou eventos, de cariz educativo e com diferentes temáticas: Ambiente, Educação e Formação, Desporto, Cidadania, Cultura e Saúde.

Os cursos básicos de suporte de vida, os jogos tradicionais, os clubes de teatro e a Biblioteca Humana são alguns dos projetos que integram o plano de ação do PEM desenvolvido em parceria com as escolas e restantes instituições locais, numa lógica de racionalização de recursos.

Estamos empenhados em fazer de Valongo um exemplo. Assim, além da implementação anual do PEM, envolvemos a comunidade educativa na concretização do projeto global «Comunidade Mais Esclarecida, Comunidade Mais Participativa», tendo por base a premissa “os cidadãos com mais poder são os melhores aliados de uma gestão de boas contas, atenta, rigorosa e transparente”.

A Semana Europeia da Democracia Local, o Orçamento Participativo Jovem de Valongo e o lançamento do livro Manual Breve de Cidadania Local são algumas das iniciativas que já estão a fazer de Valongo um exemplo de sucesso! Para alcançar estes objetivos de promoção de uma cidadania ativa e plena, também partilhamos experiências e criamos sinergias com outros municípios, integrando orgulhosamente a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a Associação Internacional de Cidades Educadoras, a Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes, a Rede de Autarquias Participativas e o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, entre outras associações.


José Manuel Ribeiro

Presidente da Câmara Municipal de Valongo